Pesquisar no site

ENTREVISTA COM ADRIANO CESARI -

28/10/2015 20:28

                        Olá amigos, hoje resolvi bater um papo com um customizador diferernte. Normalmente quando falamos em customizador, imaginamos um carro de cor alteradas, ou rodas trocadas e até mesmo mudanças radicais, envolvendo alterações estruturais e visuais severas. O colega da entrevista de hoje, não é muito isto que ele faz não. Aliás, as minis dele permanecem praticamente inalteradas, mas ganham um efeito que as deixam muito mais próximas da realidade. Opa, mas se não alterou a mini, como isto é possivel ? Bom , para explicar melhor, convido vocês conhecerem um pouco mais de ADRIANO CESARI, de Belo Horizonte.

 

1 NOME E IDADE ? Adriano Césari 32 anos 

  


Na foto, da esquerda para direita, Adriano Cesari, Paola a esposa e o amigo Douglas do T-Hunted

 



2 BOM, ANTES DE FALAR DE COLECIONISMO, SEI QUE TEM UM HOBBIE QUE VOCÊ PRATICA COM SUA ESPOSA. DIGA NOS QUAL É E FALE UM POUCO A RESPEITO que
   Na verdade são dois, nós participamos de concursos de Cosplay e também somos aquaristas. Hoje diminuímos bastante o ritmo porém chegamos a participar de concursos em São Paulo, fora os que acontecem aqui em Belo Horizonte e em relação aos aquários já chegamos a ter 8 tanques montados em casa. Hoje possuímos apenas um grande.

3 MUITO BACANA ISTO. SEI QUE SUA ESPOSA TEM UMA PEQUENA COLEÇÃO DE CARROS TAMBÉM, COMO FUSCAS, MAS SOBRE SUA COLEÇÃO, QUAL SEU FOCO,  ESCALA, TAMANHO DE ACERVO.
Comecei a colecionar Hot Wheels em 2009, no início eram só as motinhas da mainline na escala 1/64, depois comecei a perceber os carros antigos e hoje tenho alguns temas sendo os preferidos Impalas e Mustangs. Tenho hoje na coleção uns 600 modelos divididos em alguns temas como comentei. Dou mais valor pela qualidade do que pela quantidade de minis.

4 CUSTOMIZAÇÃO. O QUE REALMENTE VOCÊ FAZ NAS PEÇAS ?
Sempre gostei muito de pintar os detalhes como faróis, grades, lanternas e pensei quando comprei o Ecto 1 mainline na possibilidade do colocar luzes nas minis, porém o primeiro modelo que ganhou a luz de LED foi o KITT (Super Máquina). Com o tempo a ideia amadureceu e além dos LEDs eu produzi o circuito que fazia tudo piscar e depois vieram outros modelos e fui aperfeiçoando a customização com LED. Detalhe que mesmo com o LED nas minis continuo pintandos os detalhes que não são pintados pela Mattel em todos os meus modelos da coleção.

 



5 A SUA PRODUÇÃO É PARA SUA DIVERSÃO OU VOCÊ ACEITA ENCOMENDAS ?
De início foi diversão mesmo; hoje aceito algumas encomendas, porém a falta de tempo e correria, a produção acaba não sendo a prioridade e acabo demorando um pouco para concluir os modelos.

6 E COMO SURGIU ESTA INSPIRAÇÃO DE SONORIZAR E ILUMINAR AS MINIATURAS  ?
Sempre que vejo uma mini que possui espaço e condições para acomodar os LEDs, já penso em um modelo potencial para fazer a customização com os LEDs. Hoje o processo ficou mais fácil, pois eu consigo adaptar uma placa de controle menor para fazer o efeito dos LEDs piscando. A primeira placa era meio grande e ficava difícil adaptar nos displays, hoje já até arrisquei a colocar LED em uma mini dentro do blister. Os efeitos sonoros não são impossíveis porém o desafio é sempre o espaço, pois 1/64 é uma escala pequena.

7 E QUAIS SÃO OS DESFIOS DESTE TIPO DE TRABALHO ?

 O desafio é fazer o LED caber dentro da mini, muitas das vezes tenho de retirar o interior para poder passar os fios e acomodar os LEDs, fora isso como exige trabalho com ferro de solda, algumas vezes acaba rolando umas queimaduras e a fumaça do estanho da solda irrita bastante. Conciliar placa com espaço interno, fios e a estrutura do carro dá trabalho...exige paciência.

 



8 FALANDO EM LUZES, EU SEMPRE PENSO EM BOMBEIROS, AMBULÂNCIAS E CARROS DE POLÍCIA. QUAIS OUTRAS VOCÊ JÁ TRABALHOU IMPLANTANDO ESTES EFEITOS ?
Tenho um Mustang de Polícia da Matchbox que fiz a iluminação que ficou muito bacana. Como falei depende muito da mini caber os LEDs pois eu não gosto de fazer de qualquer forma a customização. Já vi alguns trabalhos que o pessoal deixa muito aparente os LEDs e até o próprio circuito... Eu particularmente não gosto acho que a parte estética da customização é o mais importante. Eu já fiz alguns Ectos, KITT e simplesmente faróis que acendem. 



9 CONTE UMA HISTÓRIA QUE ENVOLVA UM DESTES TRABALHOS.
Bem, acidentes sempre acontecem, pois como falei envolve aí o trabalho com ferro de solda. Em um modelo que fazia consegui queimar minhas mãos e ao mesmo tempo colar os dedos com a cola superbonder, riscos do trabalho rsrs...

10 TEMPO, MÃO DE OBRA, EXPERIÊNCIA SÃO FATORES QUE NÃO DÁ PARA GRADUAR, MAS O MATERIAL UTILIZADO EXIGE MUITO INVESTIMENTO PARA CUSTOMIZAR UMA MINI ?

Não, eu diria que não muito. Como consegui desenvolver a questão do circuito, que cria o efeito dos LEDs piscando, o custo caiu bastante. As primeiras plaquinhas tinhas um custo elevado e a questão do display (caixinha) que tinha de ser grande. Não gosto de colocar a mini independente da base, pois isso incluiria ter de abrir a mini todas as vezes que fosse necessário efetuar a troca da bateria. Também não seria qualquer mini que comportaria os Leds, os fios mais o circuito controlador e bateria. O trabalho ainda depende de um display, que eu uso para deixar um acabamento melhor, porem hoje consigo adaptar em espaços menores.



11 CITE ALGUMAS PEÇAS QUE JÁ BRINCOU FAZENDO ESTAS TRANSFORMAÇÕES ?
Acho que os modelos temáticos são os mais legais para esse tipo de trabalho. Os que chamaram mais atenção foram realmente o KITT e o ECTO.



12 deixe seu contato para encomendas.

Meu Face https://www.facebook.com/cesariadriano

13 PARA FINALIZAR...TEM ALGUM PROJETO NOVO QUE VOCÊ POSSA REVELAR QUE VAI FAZER?
Tenho muita vontade de fazer alguns caminhões de bombeiros e ambulâncias e tenho um pedido da minha esposa para colocar faróis em uma Kool Kombi Super TH que dei para ela. Acho que é muito flexível, depende muito de algum novo modelo sair e ter um visual legal para fazer a custom e também tenho vontade de trabalhar em modelos maiores. Até hoje só coloquei os LEDs em minis 1/64

 

 


 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!