Pesquisar no site

ENTREVISTA COM ROBERTO NOTINI, de Divinópolis

25/05/2015 23:48
Nosso entrevistado desta semana é um sujeito de fora de BH. Apesar de ter sempre compromissos por aqui, a presença do ilustre em todos nossos encontros não é um privilégio que temos sempre.
 Portanto, uma forma de conhecer nosso colecionador de Divinópolis é através do COLECIONADOR MARLUCIO LEITE ENTREVISTA. Hoje, trago um pouco para vocês de ROBERTO NOTINI.
 
Nome: Roberto Oliveira Notini
Idade: 51                                                                               
Profissão: Comerciante
 
1 Como começou sua ideia de ser um colecionador ? 
 
Quando criança sempre gostei das miniaturas e mesmo quando criança sempre brinquei com elas cuidando para não estragar. Mas essa coleção foi se perdendo ao longo do tempo. Sempre estive ligado profissionalmente ao mercado automibilistico, e sempre tive paixão por carros. Em 2012, acidentalmente me deparei com uma miniatura do Ford Fiesta do Ken Block, piloto que já conhecia dos famosos videos. Foi o ponto de partida, e passei a olhar com outros olhos para as gôndolas Hot Wheels e fui adquirindo mais uns poucos modelos. Ao ver uma foto no Instagram da versão preta do Ken Block, perguntei ao postador onde havia adquirido, e logo em seguida o Xande Souto me marcou na foto oferecendo o modelo para venda em seu site (X-COLLECTION). Fiz amizade com ele e o mesmo passou a me marcar em fotos interessantes no Instagram, assim como me adicionar em grupos do Facebook. A partir dai acho que todos sabem como é a picada da mosca do colecionismo.
 
 
2 Além d miniaturas de carros, vc coleciona mais alguma coisa ? 
 
Coleção mesmo não, mas tenho alguns action figures.
 
3 Fale nos sobre sua coleção no aspecto temas, escalas... você é fiel a algum segmento ou escala ? 
 
Apesar de ser focado em 1/64 tenho algumas poucas minis fora desta escala e meu foco principal são os temáticos na escala 1/64. Tenho também uma pequena coleção de caminhões em escalas variadas e alguns outros focos como Nacionais, Volkswagens, Lamborghinis, Mustangs, Porsche, e outros super esportivos e muscle cars americanos, além disso já não me restrinjo apenas aos Hot Wheels, tendo também Greenlight, Shelby Collectibles, Johnny Lightning, etc.
 
 
4 Considerando estes temas citados, qual deles tem o maior quantitativo e qual o menor ? 
O maior com certeza são os temáticos 1/64 e o menor acredito que seja a linha Shelby Collectibles pela dificuldade em encontrá-las no Brasil com preços razoavéis, pois as que tenho foram adquiridas em viagens ao exterior.
 
 
5 Qual é hoje o tamanho do seu acervo total de miniaturas ? 
Não contabilizo em números, mas acredito ter hoje mais de 700 miniaturas. Mas pretendo me desfazer de grande parte, pois estou em um processo de reestruturação de focos.
 
 
6 Qual destes temas e qual mini seria a considerada a "queridinha" da sua coleção ? 
 
Díficil nomear "aquela", mas tenho 4 que com certeza são "AS" mais queridinhas. Uma é o Shelby GT500E "Eleanor" da marca Shelby Collectibles da primeira série lançada; e não só por ser rara, mas porque foi a primeira raridade a entrar em minha coleção. Outra que tenho o mesmo apreço por ela é o Chevrolet Impala Sport Sedan 1967 do seriado Supernatural, edição Comic-Con 2014 de San Diego (SDCC 2014) e mais uma vez não apenas pela raridade, mas porque foi presente de aniversário de um grupo de amigos muito especias. Tenho grande apreço também pelo VW Beetle "Herbie" da marca Johnny Lightning, não é o modelo WL e nem faço questão que seja, por ter sido um personagem que me acompanhou na infância. E por fim, mas não menos importante e tão querida quanto as outras, o Opala da Amizade (custom com o símbolo oriental da amizade), por tudo que ele representa para quem o possui.
     
7 Como você gosta de COLECIONAR;  lacrados ou abertos, também chamados "looses" ? 
 
Apesar de ter muitas miniaturas lacradas, não faço questão de mantê-las assim. Pois prefiro tocar, apreciar e expor suas belezas. As exceções que mantenho lacradas são mais por questão de facilidade de armazenamento ou casos em que a cartela tem sua própria identidade, como a linha Pop Culture da Hot Wheels que tem uma beleza plástica sensacional.
 
 
8 Já teve alguma miniatura que você vendeu e depois se arrependdeu ? 
Graças a Deus, não, rsrsrsrs...
 
 
9 E ja teve alguma que você deixou para comprar e depois perdeu ? 
Houve algumas com certeza, mas nada tão importante. Tanto que nem me lembro de nenhuma.
 
 
10 Devido a distancia, você não consegue participar sempre dos nossos encontros físicos. Qual seu principal caminho de compartilhar seu hobbie ?
Minha forma de compartilhar principal são os grupos que participo no Facebook, mas uso também o What´s App e o Instagram.
 
 
11 Sobre sua coleção. Voce saberia dizer qual sua primeira miniatura, a preferida e quem sabe a mais rara ou cara da sua coleção ?
 A primeira, como já citei foi o Ford Fiesta Ken Block branco da Hot Wheels e a mais rara, também já citada, é o Chevrolet Impala Sport Sedan 1967 do seriado Supernatural, edição Comic-Con 2014 de San Diego (SDCC 2014).
 
                                                    
12  Como seus amigos e parentes veem este hobbie seu ? 
Todos me apoiam e apreciam, apesar de com certeza alguns estranharem um homem com mais de 50 anos juntando carrinhos, rsrsrs...
 
 
13 Na sua casa, como vc dispoe suas peças de coleção ?
 Atualmente, tenho apenas uma estante (foto anexa) para 130 miniaturas, mas estou desenvolvendo um projeto para um expositor maior que irá comportar grande parte da coleção.
 
14 Qual a miniatura que ainda falta na sua coleção ? não um lançamento, cite uma peça que vc procura a mais tempo ou que teve que procurar por mais tempo.
 
Uma miniatura que queria muito, mas a raridade tornou seu preço inviável, é o Dodge Challenger 1970 do filme Corrida Contra o Destino (Vanishing Point, 1971). Mas isso não me atormenta, até porque peguei um modelo Hot Wheels da série Racing de 2012 e customizei, e considerando a minha falta de habilidade manual, achei o resultado muito bom, afinal, aos olhos do pai toda criança é bonita, rsrsrs.
 
 
15 Que mensagem vc deixaria para nossos leitores , lembrando que temos iniciantes no hobbie, experts e medianos ?
 
- Para os iniciantes, aconselho a trabalhar bastante a questão de se ter poucos foco no princípio, pois as variações de modelos crescem exponecialmente, e como tudo na vida, uma boa base constrói uma boa estrutura.
- Para os veteranos, a mensagem que deixo é que não se iludam com essa escalada absurda de preços de alguns modelos, NINGUÉM vai ter TUDO; e discutir por preços é o mesmo que discutir por futebol, totalmente improdutivo. Paixão não se discute, se vive.