Pesquisar no site

ENTREVISTA COM BONFA CUSTOMIZADOR

13/10/2015 21:33

E continuamos com nosso passeio, entrevistando colecionadores. Hoje nosso convidado é lá de São Bernardo do Campo, mas a distancia não é fator limitador ; o cara trabalha muito. E para conhecermos melhor este nosso amigo, a coluna COLECIONADOR MARLUCIO LEITE ENTREVISTA traz hoje

                    Bonfa

1.       NOME E IDADE, CIDADE

Adilson Cesar Bonfanti, 47 anos São Bernardo do Campo

2.       POR QUAIS NOMES É CONHECIDO NO HOBBIE COLECIONISMO ?

Bonfa ou Bonfa Customs. Bonfa é a abreviação de meu sobrenome Bonfanti , erroneamente algumas pessoas me chamam de Bonfá.

3.       HÁ QUANTO TEMPO NO HOBBIE ?

Estou no Hobbie desde 2012, antes comprava aleatoriamente , depois me aprofundei mais e descobri os lotes e fui buscando os modelos que mais aprecio, refinando a coleção.

4.       VOCÊ TAMBÉM COLECIONA OU APENAS FAZ TRABALHOS DE CUSTOMIZAÇÃO ? SE FOR COLECIONADOR FALE UM POUCO DA SUA COLEÇÃO ABORDANDO TEMPO, ACERVO, FOCO OU FOCOS, ETC

Também sou colecionador. Gosto de antigos e de tudo um pouco, desde clássicos, pickps, fuscas e carros de competição, pois já fui piloto de arrancadas. Minha coleção é pequena, estimo estar em 600 peças.  

 

5.       E COMO COMEÇOU ESTE NEGÓCIO DE ALTERAR OS CARROS ? COMO DESCOBRIU QUE TINHA O DOM PARA ESTA  ARTE? 

Iniciei minha coleção como a maioria, comprava, abria e guardava. Frequentando alguns fóruns me deparei com as customizações. Iniciei trocando rodas e rebaixando um Chevy Nova e a partir deste momento não parei mais . Como sou modelador por profissão, isto me permitiu alterar, modelar e pintar meus projetos. No inicio tive que me adaptar a escala porque sempre trabalhei em 1:1 .

6.       EU SEI QUE VOCÊ TEM ALGUNS PREMIOS RECEBIDOS. PODERIA FALAR UM POUCO SOBRE ELES ?

Já ganhei alguns concursos dentro e fora do pais . São concursos físicos onde a miniatura é avaliada como um todo e tem os concursos virtuais, este é avaliado por meio de fotos do processo e depois de acabado. Normalmente estes concursos são divididos em duas categorias, mudanças leves ou criação livre. Meu forte são as categorias livres.

7.       SEI QUE TODO PREMIO É MOTIVO DE ORGULHO, MAS SERIA O DA CONVENÇ ÃO DE LOS ANGELES EM 2013 O MAIS IMPORTANTE ?

É o mais importante por vários motivos, por ser o primeiro que ganhei , por ser fora do país e pela maneira inusitada que ocorreu.

Imagine só, sua miniatura não ganha a seletiva no Brasil mais é escolhida para competir lá fora. Lá ela não ganha no concurso e sim pelo voto do povo, ou seja. As pessoas que estavam no evento , votaram na sua miniatura como a mais bela de todas, ganhar este prêmio lá, foi uma honra.

8.       SUAS CUSTOMIZAÇÕES NÃO SE RESTRINGEM A PINTURA, MAS TAMBÉM A RECONSTRUÇÃO. VOCÊ FABRICA PEÇAS DE OUTROS MATERIAIS OU APENAS UTILIZA PEÇAS DE OUTRAS MINIS, PARA CONSTRUIR UMA NOVA ?

Sim eu fabrico e reconstruo como por exemplo a Caravan . Pego um Opala, removo parcialmente o teto e o reconstruo em chapa e massa plástica. Algumas peças eu faço molde em silicone e copio as peças em resina epóxi , como rodas , motores e etc.

9.       QUAL TRABALHO REALIZADO VOCE CONSIDERA O MAIS DIFICIL OU MAIS TRABALHOSO ?  POR QUE ?

Foi o Yellow Black Lethal , elaborar um projeto somente por fotos não é fácil. Tem que ter senso de proporção senão acaba vira um Frankstein. Considero o mais complexo, porque envolveu modificação estrutural e desenvolvimento de toda arte gráfica dele.

Tenho uma coisa comigo, “eu preciso enxergar o veículo real na miniatura”, senão enxergo, para mim ainda não está finalizado o projeto. 

10.   JÁ TEVE UMA ENCOMENDA QUE NÃO ERA PARA COLECIONADOR ?

Sim, muitas vezes me pedem para fazer réplicas do carro da pessoa  ou uma miniatura de uma cor específica para presentear a esposa ou um amigo.

11.   HOJE SEU TRABALHO ESTÁ 100% VOLTADO PARA CUSTOMIZAÇÃO DE MINIATURAS ?

Não vivo disto mais gostaria, tenho meu emprego numa Empresa e faço minhas customs nos horários vagos.

12.   FALANDO DE ENCOMENDAS, QUAL CARRO É O MAIS CUSTOMIZADO ?

Sem dúvidas é a transformação do Opala na Caravan , este modelo fez parte da vida de muita gente, devo ter feito umas 40 desta.

13.   QUE DICA VOCÊ DARIA AOS INICIANTES.?

Pesquise muito o que vai fazer antes de iniciar um projeto. Muitos projetos envolvem história, um momento ou  época específicos , atente aos detalhes. 

 

14.   FINALIZANDO, CUSTOMIZAÇÃO POR BONFA CUSTONS... CUSTOMIZAR É ....

Customizar para mim é a materialização de sonhos, é a possibilidade das pessoas terem carros que elas não puderam ter, carros que fizeram parte da história delas ou que lembram alguém especial. Ver uma pessoa se emocionar ao ver o carro que remete a lembranças de seu passado é muito gratificante. As pessoas viajam no tempo, é emocionante.

15.   DEIXE AQUI FORMAS DE CONTATO PARA ENCOMENDA DE PEÇAS.

As pessoas podem me contatar pelo meu face mesmo: Bonfa Customs

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007395996678&fref=ts