Pesquisar no site

ENTREVISTA COM MINIMANIACOS

21/10/2015 20:55

O cara dá um ar profissional no visual da marca dele. Desenvolve produtos e tem muita ideia bacana. Hoje a coluna colecionador Marlucio Leite entrevista traz para vocês um sujeito mais conhecido pelo perfil do que pelo próprio nome dentro do colecionismo. Com vocês, as palavras de MINIMANÍACOS

 

1.       NOME E IDADE

George Tutumi - 45 ANOS     

 

2.       ANTES DE FALAR DE COLEÇÃO, VAMOS FAZER UMA DEFINIÇÃO. O QUE É MINIMANIACOS ? É loja, é customizador, é sorveteria, o que é ?

Quando comecei a customizar queria que minhas peças tivessem uma marca que as diferenciasse dos outros. Criei então a marca Minimaniacos. Por um tempo foi loja online também. Minha idéia era produzir camisetas e outros itens relacionados a este universo dos colecionadores. Infelizmente o tempo para desenvolver a marca era escasso e aliado ao fato que meus trabalhos passaram a ser mais associados ao meu sobrenome, fizeram com que a marca ficasse de lado.

3.       PIADINHAS DE LADO... O FORTE DA MINIMANIACOS SÃO PRODUTOS DE SÉRIE LIMITADA OU ENCOMENDAS DE PEÇAS ÚNICAS ?

No começo tinha intenção de lançar séries regulares, como a série de viaturas nacionais. Mas também aceitava encomendas para peças únicas. Naquela época quase ninguém fazia viaturas, mas com o tempo virou febre e muitos passaram a fazer. Então mudei meu foco. Alias meu foco está sempre mudando, pois tento fazer algo diferente do que tem por ai. De fato minha maior limitação hoje é o tempo, pois isso é apenas um hobby. Hoje praticamente não aceito mais encomendas e tento dar atenção a projetos próprios e séries exclusivas.
 

4.       EU JÁ VI PRODUTOS EXCLUSIVOS,COM ALTO GRAU DE FIDELIDADE, COMO POR EXEMPLO A MOTO DO  “URSO DO CABELO DURO”. COMO SURGIU ESTA IDEIA E COMO FIZERAM ?

Alto grau de fidelidade...ha, ha, isso sim é piada sua né?  ( NÃO, NÃO É PIADA... QUEM OLHA RÁPIDO ACHA MESMO QUE A CARTELA É DA MATTEL ) Como sempre surgiam nas redes sociais imagens fakes de “possíveis“ miniaturas, resolvi brincar e fiz uma imagem no Photoshop da cartela do Urso. O pessoal gostou e decidi produzir de verdade. Foram 30 unidades numeradas e com impressão e papel similar aos das cartelas originais, tentando manter ao máximo a semelhança. O pessoal adorou!  

   
 

5.       QUANTO TEMPO TEM A MINIMANIACOS ?

A marca foi criada em 2008 mas meu trabalho com customização começou em 2005.
 

6.       EM QUAIS COLEÇÕES TEM PEÇAS MINIMANÍACOS ? CITE ESTADOS E/OU COLECIONADORES

Customizando a 10 anos pude ter a felicidade de conhecer e ter trabalhos enviados a amigos por todo Brasil. Difícil mencionar alguns, seria até injusto!
 

7.       SEI QUE VC TRABALHA COM VÁRIAS ESCALAS, EMBORA ESTA NÃO SEJA UMA PRÁTICA TÃO COMUM. QUAL É A ESCALA MAIS PRESENTE EM ENCOMENDAS ?

A escala mais popular é a 1:64 e minha preferida também.
 

8.       VOCE TEM COLEÇÃO PRÓPRIA HOJE ? SE SIM QUAL SEU ACERVO ?

Sim, tenho coleção também. Como a maioria comecei colecionando de tudo um pouco. Comecei a colecionar em 1995 mas recentemente fiz uma limpeza e agora foco em veículos de TV, cinema e animação (ou vulgo temáticos) e Batmóveis e outros veículos deste universo. Mantenho alguma coisa a mais que ache legal, mas no geral o foco é este.
 

9.       QUAL FOI O PEDIDO MAIS ESTRANHO QUE JÁ LHE ENCOMENDARAM ?

Nada surgiu que eu considere estranho... ainda bem! :D

 

10.   SUAS CUSTOMIZAÇÕES SE RESTRIGEM A PINTURA ?

Não. Faço desde pinturas a desenvolvimento de decalques e alterações de estrutura  também. Uso variadas técnicas como uso de peças de resina e modelagem.

11.   VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUM EVENTO COMPETITIVO DE CUSTOMIZAÇÃO ? SE SIM FALE UM POUCO A RESPEITO

Já participei de concursos locais e em fóruns. Persigo o objetivo de ter mais tempo pra desenvolver peças a altura de concursos internacionais... quem sabe ano que vem!

 

12.   QUAL TRABALHO VOCÊ CONSIDERA QUE REALMENTE FOI DIFICIL ?

Um dos projetos mais trabalhosos foram os dois Fittifuscas, feitos com base em fuscas Jada 1:64. Houve muitas mudanças na estrutura, rebaixamento de rodas, modelagem de carroceria e até o motor de um deles, confeccionado com pecinhas de sucata. Foram meses de trabalho!

veja o passo a passo desta custon em https://www.facebook.com/minimaniacos.customs/photos/a.606873299338799.1073741825.574679955891467/606873306005465/?type=3&theater

13.   ONDE E COMO SÃO REALIZADOS SEUS TRABALHOS ?

Tenho um espaço em minha residência, onde posso espalhar minha bagunça com tranquilidade!

14.   AGRADEÇO MUITO SUA PARTICIPAÇÃO, MAS ANTES DE SAIR, DEIXE UMA FORMA DE CONTATO PARA ENCOMENDAS.

Eu que agradeço seu convite! Como mencionei meu tempo tem sido muito limitado e por isso não tenho aceitado mais encomendas. Isso não quer dizer que não esteja customizando. De fato tenho planos para produzir peças em série, inclusive através do clube Diecast Clube Brasil que já teve uma pequena série de Kool Kombis. Adicionalmente quero voltar com o projeto da Oficina de Customização que teve uma edição em 2014 e foi muito bem recebida. Então curtam minha página no Face (minimaniacos.customs) e fiquem ligados pois espero poder ter novidades em 2016!