Pesquisar no site

ENTREVISTA COM OBERDAN MINIATURAS

07/10/2015 19:00

        AOS POUCOS ESTAMOS  MONTANDO UM  MAPA  DE CUSTOMIZADORES DO BRASIL. SE NA ÚLTIMA ENTREVISTA EU ESTAVA COM UM ARTISTA DE SAO PAULO, CAPITAL, AGORA VAMOS PARA O SUL. MAIS PRECISAMENTE EM  SÃO LEOPOLDO, MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL. MUITA GENTE CONHECE O TRABALHO DELE, MUITOS TEM PEÇAS E SE VOCE AINDA NÃO CONHECE ESTA É A SUA OPORTUNIDADE.

        COLECIONADOR MARLUCIO LEITE ENTREVISTA TRAZ HOJE PARA VOCÊS, UM POUCO DE  OBERDAN MINIATURAS:

 

1.       NOME E IDADE                                                     

Oberdan José Andrade, 44 anos. São Leopoldo, RS

2.       ANTES DE FALAR DE CUSTOMIZAÇÃO, VAMOS FALR DE COLEÇÃO. VOCÊ COLECIONA OU APENAS CUSTOMIZA ?

Eu não coleciono, apenas customizo.

3.       OPA, ENTÃO ESTAMOS DIANTE DE UMA EXCESSÃO ?    

Eu não sei precisar  se é uma excessão, mas na realidade eu tenho as customizações como trabalho mesmo. Não é um hobbie, embora eu ponha muito capricho e dedicação no que eu faço.  

4.      A ARTE DE CUSTOMIZAR, QUANDO COMEÇOU, POR QUEM OU POR QUAL MOTIVO FOI INFLUENCIADO ?

As miniaturas de carros, comecei a customizar, há uns dois ou três anos. 

Sou artesão,e antes das miniaturas de carros, já inventava muita coisa relacionada com outros tipos de miniaturas.

Esta caminhonete em frente a uma loja foi minha primeira custon.

 

 

5    SEU ESTILO É BEM DIFERENTE PORQUE VEJO QUE AS MINIATURAS QUE SÃO SUAS CRIAÇÕES APRESENTAM MISTURA DE MATERIAIS. COMO PODERÍAMOS DEFINIR SEU ESTILO ?

Eu não sei como poderia definir meu estilo,faço trabalhos que vão desde uma simples pintura, até customizações extremas. Eu gosto de trabalhos que desafiam a minha criatividade, produzo todo o tipo de peças e acessórios que uso nas customizações e dioramas.

 

6.       O QUE VOCÊ VENDE MAIS DO SEU TRABALHO:     ENCOMENDAS LIVRES OU SUAS CRIAÇÕES ?

Eu diria que proporcionalmente, eu vendo mais as minhas criações. O fato de serem peças distintas, acaba tendo um apelo grande, mas realizo muitas encomendas também.

 

7.       UMA VEZ LI UM POST QUE CUSTOMIZAÇÃO “ ERA O SEU TRABALHO, O SEU GANHA-PÃO”. FALE UM POUCO MAIS SOBRE ISTO.

Sim, como eu mencionei anteriormente, sou artesão, cadastrado e registrado do estado do Rio Grande do Sul. Antes disso, já trabalhei em diversos empregos  “formais” ,mas o último quase acabou com a minha saúde física e mental, por isso acabei me afastando, daí, resolvi investir,no que antes era apenas um hobby.

hoje tenho orgulho do meu trabalho e de poder complementar a renda da casa.

 

8   VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUM EVENTO COMPETITIVO DE CUSTOMIZAÇÃO ? SE SIM´PODERIA CITAR ALGUNS ?

Até hoje, participei apenas de uma competição,que foi promovida no ano passado pela expominis-RS. Este ano devo participar novamente  desta competição e também da competição do blog hobby em miniatura.

9.   QUAL TRABALHO REALIZADO DEIXOU UMA “ SATISFAÇÃO MARCANTE “  E POR QUE ?

Bah, tem vários, Eu poderia dizer que, um deles foi o “mongo truck” da franquia Velozes e Furiosos. Essa custom foi construída do zero, só não fiz as rodas.

Um  outro que me deixou muito feliz por conseguir finalizar e  superar as expectativas, foi o set de kool kombis da corrida maluca.

    

10.  ONDE NO BRASIL TEM PEÇAS SUAS ? TEM ALGUMA FORA DO BRASIL ?

Bom, no Brasil, acho que só não tem no Amazonas e no Acre. Fora do brasil, tenho trabalhos no Canadá, Alemanha  e  Espanha, pelo que me recordo.

11,  QUAL TRABALHO FOI O MAIS CUSTOSO ?.

Sem dúvida, o “mongo truck” que me referi na outra resposta. Você partir do zero é algo bastante trabalhoso, calculo de proporcionalidade, encaixes, etc dão muito trabalho.

12.  ONDE E COMO SÃO REALIZADOS SEUS TRABALHOS ?

Tenho uma bancada de trabalho, onde faço toda a parte de detalhamento. O aerógrafo está em outro cômodo e a parte de furar ,lixar e tudo mais, em outra parte da casa, hehe.

Em breve teremos uma reforma, daí sim, terei tudo em um único cômodo, o que vai facilitar o trabalho.

13   DEFINA PARA OS LEITORES A VANTAGEM DE UMA PEÇA CUSTOMIZADA.

Eu creio que a grande vantagem seja o fato de ter uma peça única na coleção.

Por mais que eu repita uma peça,por ser um trabalho artesanal, nunca duas peças sairão idênticas, diferentemente de uma peça industrializada,onde centenas são produzidas  umas iguais as outras.

 

14 -  UM FATO MARCANTE NESTE MUNDO DE CUSTOMIZAÇÃO DE  MINIATURAS.

No ano passado,  recebi um prêmio de revelação do colecionismo de 2014,no segmento customização, numa votação promovida pelo blog hobby em miniaturas.

15. DEIXE AQUI FORMAS DE CONTATO PARA ENCOMENDA DE PEÇAS.

AS pessoas interessadas em adquirir e/ou encomendar uma peça podem entrar em contato comigo pelo facebook

 www.facebook.com/oberdanminiaturas