Pesquisar no site

entrevista ORLANDO CUNHA -

19/03/2015 00:00

Bem galera, conforme anunciado iniciamos a série de entrevistas aos membros do CMMG.
Abrindo o post, (que pretendo ser semanal ) temos como entrevistado Orlando Cunha.
Fã de Batman e super-heróis mas destaca-se mesmo no mundo do colecionismo no tema VIATURAS MILITARES
Abaixo um pouco deste nosso amigo.

Nome : Orlando Cunha
Data de nasc: 01/07/1969.
Est Civil : Casado
Profissão : Agente Penitenciário (Sistema Sócio Educativo menores)

1 Orlando, como o colecionismo entrou na sua vida ?
O colecionismo entrou na minha vida no ano de 1974 qd meu irmão mais velho (Oficial da FAB) esteve em missão na Amazônia e me comprou um lote de 25 MBX .

2 Caramba, isto significa que são 41 anos de colecionismo. Mas você tem um filho pequeno, como administrar um monte de miniaturas e uma criança na mesma casa ?

É muito fácil , se desde pequeno você der limites e não ceder , não se deixar levar pela atmosfera de permissividade e inversão de valores imposta pela mídia dentro de sua casa , seus filhos crescem educados e conhecedores de seus limites e só pra ilustrar ele tem as minis dele , pois que brinque com elas .Em casos muito especiais ele até tem acesso a algumas do meu acervo, entretanto com elas sobre a minha cama e sob minha supervisão constante

3 Legal. Depois conto como faço lá em casa. Tenho um garoto de oito anos.
Você publica bastante no CMMG. Vejo muitas fotos de viaturas. Este é seu tema fixo de colecionar ou também existem outros ?

Muito bem , "Viaturas" realmente são o foco principal , entretanto o atento observador nota que todas as outras miniaturas , as quais posto imagens são temáticas e de alguma forma ligadas a área de segurança , investigação , policial ou projetos militares (vide Ônibus Espacial Endeavour, Super máquinas etc).

4 Qual o tamanho do seu acervo total hoje ?

Em torno de 3100 exemplares quase que em sua totalidade expostos em nichos por toda casa inclusive área de lazer e garagem.

5 Uau, então sua casa é como um shopping para colecionadores. Tem ideia do quantitativo por grupos, tipo quantas viaturas policiais, quantos de bombeiros, etc.?

De polícia em torno de 1500 , Bombeiros (incluindo ambulâncias) em torno de 800 , Militares das 3 forças e suas tropas em torno de 400 , dentre outros temáticos em torno de 400 Também.

6 Além de carros você coleciona fantasias de super-heróis , fale-nos um pouco sobre isto.

Muito bem as minis de super heróis vem muito ao caso no meu foco principal pois de alguma forma estes heróis estão sempre em busca de Justiça, Paz e Liberdade itens estes que prezo muito em minha vida real e profissional; as FANTASIAS tem a mesma conotação , ter minha imagem sempre ligada a coisas boas .

7 Quem não viu este cara de Batman e de Iron man tem que ver, rsrsrs.
Todo mundo tem seus "caprichos". Qual sua primeira miniatura, qual a preferida ?
Dê um breve relato sobre estas peças.

Dentre as "25 primeiras" a única sobrevivente é uma MBX 1/64 Ambulância Militar , que exponho com muito carinho junto com outros veículos militares que possuo, a minha miniatura preferida é um belo Batmóvel 1/18 HW que adquiri com muita dificuldade e o conservo com muito cuidado.


.
8 Teria alguma miniatura que falta para sua coleção em especial ?

Não que eu me recorde , a princípio ,de fato tenho tudo que desejo , mas sempre surge uma novidade , ainda mais no meu tema

9 Você tem muitas peças customizadas , peças do tema , mas de fabricantes típicos são menos aceitas na sua coleção ?

Não exatamente , o fato é que eu não me submeto às vontades das EDITORAS , qd é do meu interesse , e o preço é justo, eu compro , se for na mão de atravessador MALUCO que quer ganhar 300% em cima , ele que guarde pra coleção dele ... Não me curvo a nada e nem a ninguém que esteja querendo me explorar, colecionar também é exercitar a paciência .

10 Bom, agora um assunto polêmico. Casamento e miniaturas. Como é no seu caso ?

Quando minha esposa me reencontrou ( Nos conhecemos a 30 anos )eu já era colecionador e tenho como este o meu único Hobby , administro bem meu tempo de forma que não a deixo de lado pra dar atenção a miniaturas ou qualquer outro foco , e para minha "sorte " ela também curte as minis e já ensaia colecionar algumas peças cor de rosa ...

11 Opa, se concretizando isto ela será convidada para integrar também o CMMG, mas agora diga-nos como as pessoas do seu convívio veem seu hobby ?

A coisa é tão "estúpida de grande" e particularmente tão bem exposta e organizada que inspira admiração até aonde eu saiba;, aos críticos eu pergunto: - O que fazem da vida para se distrair e ficar próximos de sua família ?... Dou logo um fora Emoticon smile

12 Quanto de tempo diário você dedica ao seu hobby por dia ou por semana ?

Todos os dias no mínimo uma hora se possível até mais um pouco .

13 Se uma pessoa decidisse agora a iniciar uma coleção, qual seria sua dica para um iniciante ?

Comece devagar e tenha um foco desde o princípio , seja um colecionador, e não um acumulador de" bugigangas" .

14 Muito boa dica. Deixe uma mensagem para o pessoal do CMMG.

Prezados amigos do CMMG é uma honra poder estrear este projeto de entrevistas criado pelo meu irmão Marlúcio : "COM A PALAVRA O COLECIONADOR " rsrrss Mesmo não sendo morador do valoroso ESTADO DAS MINAS GERAIS fui convidado a muito tempo a participar de tão seleto grupo e venho fazendo a minha parte dividindo com vocês meus "mimos" em forma de miniaturas que eu tanto curto , enveredar pelo colecionismo de miniaturas pode ser uma terapia maravilhosa para qualquer pessoa e em qualquer idade , é preciso ter foco e organização para que sua coleção seja motivo de admiração por todos que o cercam e principalmente você mesmo , um forte e fraterno abraço a todos e BOA CAÇA